Sobre o festival a porta
Fundado em 2014, em Leiria, o Festival A Porta é uma iniciativa cultural que promove o diálogo entre a comunidade local e o território que ocupa. A sua programação é pensada todos os anos para encorajar a criação artística e a educação pelas artes, abrindo espaço para um ambiente favorável à partilha, à cocriação e ao desenvolvimento da região.
É também um apelo ao pensamento e à participação cívica, procurando valorizar o papel de cada um no desenvolvimento cultural e social da cidade.
O Festival sente a responsabilidade de continuar a abrir portas, regenerar, querer mais e melhor para Leiria, fazendo acontecer.
Ao longo dos anos, foi consolidando o seu formato e programação, assumindo atualmente uma duração de 9 dias e uma programação que inclui concertos, workshops, instalações, exposições, residências artísticas, refeições comunitárias, jantares temáticos, feiras de autor, experiências em diferentes localizações e piqueniques. Com atividades para públicos de todas as idades, é feita uma aposta especialmente cuidada na programação infantil.
O Festival A Porta procura também promover um maior conhecimento sobre o passado histórico da cidade, num diálogo com residentes e comerciantes muito para além das datas do evento. A localização foi, por isso, também sendo objeto de alterações. Em 8 edições, foram já abertas 1001 portas em diferentes zonas da cidade — incluindo a Rua Direita, a antiga Pousada da Juventude, o Edifício EDP e a Villa Portela — procurando sempre responder aos diferentes desafios colocados pelo território urbano e pela sua ocupação e promover um sentido de comunidade sem deixar ninguém de fora.
Em 2023, o Festival atraiu cerca de 15.000 pessoas, das quais mais de 2.000 foram crianças.
A edição de 2024 decorre de 9 a 16 de Junho e promete voltar a surpreender. Novas portas se abrirão e vamos precisar da ajuda de toda a gente!