xtinto + Bia Maria
domingo 9, 22:50
xtinto
Quando a arte precisa mais do artista do que o artista da arte. Francisco Santos é xtinto e xtinto é puro talento. Das ruas de Ourém para os ouvidos de Portugal, o rapper não teve de procurar uma lacuna no igual para encontrar o autêntico. Os milhões de reproduções entre todas as plataformas digitais refletem uma fanbase diariamente capaz de se olhar ao espelho. Do amor ao luto, da raiva à paz, xtinto consegue marcar tanto os dias que ficam para sempre como os que podiam não ter existido. Numa dança com mensagem desde 2015 para a eternidade, depois dos aclamados EP’s ‘inacabado’ e ‘ventre’, é com o álbum de estreia ‘Latência’ que o poeta de 27 anos se destaca em singles de ouro como ‘Éden’. É num jardim paradisíaco que se sente a obra de quem arrisca sem hesitar, preenche sem se exceder e cumpre sem competir.
Bia Maria
Beatriz Pereira, nascida e criada em Ourém, é a voz e mente deste projeto. Num precipício entre Beatriz e Maria, a sua caneta vem desfolhar um diário de cores, texturas e dissabores. Convoca melodias com origem no fado, na pop e no canto popular, para as condensar numa sonoridade que tanto tem de
terra-a-terra como de sonhadora. Tem percorrido todo o país, para apresentar os três EP que compõem a sua discografia: Mal Me Queres, Bem Te Quero, Tradição (em parceria com A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria/MPAGDP) e o mais recente do Roberto, editados pela Chinfrim Discos. Atuou no BONS SONS 2022 e já integrou o cartaz dos festivais NOS Alive, MIL –Lisbon International Music Network, Festival para Gente Sentada, Vira Pop e FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, entre outros. Participou no Festival Termómetro, onde foi finalista, e também na iniciativa FNAC Novos Talentos, através da qual editou o single “Dissabor”. Realizou em 2022 uma residência artística com Xiomara Abello apresentado o resultado do projeto no Musicbox em Lisboa e Festival Polirritmia em Valência, Espanha. Em 2021, atuou na conferência Europa Criativa, promovida pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.