Convento dos Capuchos
Localizado no bairro dos Capuchos, um dos mais ilustres da cidade de Leiria, o local onde este ano decorre o Festival A Porta é o Convento de Santo António dos Capuchios, do qual apenas restam algumas paredes. Já alojou um convento e um hospital militar, tendo sido alvo de ataques, incêndios, ocupações e múltiplas intervenções de recuperação ou adaptação. Pertenceu ao clero, ao Estado, à Câmara Municipal e novamente ao Estado. Há mais de 80 anos que está oficialmente desocupado e em estado de abandono, quando o Ministério da Defesa deixou de o utilizar como hospital militar e armazém.
O imóvel foi classificado como de Interesse Público em 1982. Já em 2019, o Estado assinou um contrato de concessão por 50 anos com um grupo privado, para que seja construído um hotel onde hoje existem ruínas. O contrato foi realizado no âmbito do programa Revive, através do qual o Estado propõe dar uma segunda vida a património cultural e histórico que se encontra nas suas mãos e que está devoluto, através da concessão dos imóveis a privados para o desenvolvimento de projetos turísticos. Este contrato prevê, entre outras coisas, a salvaguarda do monumento e que diversas áreas (jardim, capela, centro interpretativo, etc.) permaneçam acessíveis ao público em geral, e não apenas aos clientes do hotel.
Independentemente dos futuros projetos para o antigo Convento dos Capuchos, esta é uma oportunidade única para, na edição de 2024, abrir portas há muito fechadas no bairro e promover a sua valorização e do seu património histórico e cultural.